ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Sustentabilidade no ponto de venda

Sustentabilidade no ponto de venda

28 fev 2020

É preciso alavancar um mindset sustentável olhando desde a cadeia de produção até o ciclo de vida do material, que faz parte da construção do espaço físico de marca

O tema sustentabilidade já é assunto há alguns talks realizados pela Vimer e cada vez mais observamos um cenário no qual as marcas compreendem que atuar a partir de um mindset sustentável já não é mais um diferencial, mas sim uma condição – 82%* dos consumidores querem que as marcas os ajudem a ser mais ecológicos e este fato é ainda mais relevante quando falamos da geração Z, que declara em sua maioria (72%)** que se sente mais feliz e satisfeita em investir em produtos produzidos de forma sustentável.

Acompanhando a Euroshop de 2020, o time Vimer está imerso novamente em discussões sobre sustentabilidade diante os diálogos e as exposições que estão pipocando pela feira. A reflexão neste momento já não diz somente sobre as crescentes soluções e acesso a materiais sustentáveis, é preciso enxergar a cadeia como um todo e avaliar desde a origem da matéria-prima até o ciclo de vida completo do material para justificar a sua adoção.

Na última edição do Vimer Hunt*** – plataforma de vídeos, com insights sobre as principais pesquisa e movimentos de mercado, divulgados nas mídias sociais da Vimer – Camila Salek (sócia-fundadora da Vimer) contou sobre as tendências para a produção de manequins e o avanço da apresentação de produtos que trazem valor a partir de cadeia de produção e ciclo de vida sustentáveis, considerando que em alguns casos, um manequim produzido somente a partir de um material sustentável pode trazer um processo de produção que acarreta maior prejuízo em termos de sustentabilidade ou mesmo um ciclo de vida menor em relação a um manequim produzido a partir de uma matéria-prima não sustentável.

Segundo Andreas Gesswein, CEO da Genesis Mannequins, um manequim pode durar em torno de 20 anos, mas em função da periodicidade da moda e mesmo dos cuidados com o material, o produto acaba por ser descartado em 5 anos. A Genesis vem atuando ativamente em pesquisas e se destaca ao apresentar na Euroshop 2020 soluções sustentáveis de manequins produzidos a partir de fibras 100% naturais como coco, bambu e fibra de madeira e ainda, alternativas para ressignificar o uso de manequins no final do seu ciclo de vida e processos que visam facilitar a sua reciclagem.

Neste contexto, a escolha de materiais para o ponto de venda passa a ser um ponto de atenção ainda maior para as marcas que já entenderam que ao levantar o pilar da sustentabilidade, deve ter este tema como premissa para todos os pontos de contato com o consumidor, principalmente no espaço físico onde há ofertas de experiências e construção de conexões e relacionamento entre consumidor e marca.

*Futerra, 2018

**Greenmatch 2018

*** https://www.instagram.com/p/B8wd14bnklW/

Conteúdo exclusivo Vimer