ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO

Tramontina

17 jun 2016

Este mês apresento o novo conceito de loja Tramontina inaugurado no Shopping CasaShopping na Barra da Tijuca no estado do Rio de Janeiro , dia 02 de outubro , muito interativa , intuitiva e vibrante.

A Tramontina empresa brasileira fundada em Carlos Barbosa no Rio Grande do Sul , a multinacional brasileira de 102 anos está debutando no varejo.

A escolha da cidade do Rio de Janeiro para abrigar o projeto por ser tradicionalmente, a porta de entrada do Brasi e com a proximidade dos eventos mundiais, a cidade se tornou um lugar interessante para abrir uma primeira loja.

A inovação, o design, a tecnologia e, acima de tudo, o capital humano marcam a construção desta empresa. Para a Tramontina, o mais importante são as pessoas. Por isso, aposta no crescimento profissional e pessoal de sua equipe, que ultrapassa os 6 mil funcionários.

O respeito às diferenças e à diversidade são os maiores orgulhos da marca, que se consolida nos mais diversos segmentos, através de cada um de seus 17 mil itens .

A valorização da consciência social e o respeito ao ambiente são características fortes que norteiam as ações das dez unidades fabris, sempre preocupadas com o bem-estar e a qualidade de vida das comunidades onde estão inseridas.
A marca que conquistou os brasileiros está, hoje, presente em mais de 120 países. Respeitar as diferenças culturais de cada um desses lugares é um dos princípios de negócios da Tramontina. Nesse sentido, mescla seus valores internos com os códigos locais, o que gera um clima organizacional coeso e harmônico em todas as suas unidades, no Brasil e no mundo.

Uma empresa só pode chegar a esse patamar com o apoio de parceiros estratégicos que compartilham um objetivo comum: a satisfação de seus clientes e consumidores.

As Famílias Tramontina e Scomazzon acionistas majoritárias do grupo selecionaram a Kawahara e Takano soluções para varejo , para o desafio de cristalizar para o consumidor brasileiro a vasta gama e competência de soluções do universo Tramontina , com 500m2 de área de vendas e investimento de 7 milhões, a nova loja tem 2.500 itens dispostos de forma a construir uma jornada de descoberta pelos mundos : Festejar, Tramontina Design Collection ( linha Premium Design), Equipar, Servir, Preparar e Cortar.

A idéia da loja piloto é fortalecer a relação com clientes da Tramontina e que sirva de modelo para parcerias com outros pontos de venda. A Tramontina quer investir em espaços dedicados em grandes lojas. Outros lojistas podem se inspirar na loja para criarem espaços da Tramontina em seus estabelecimentos. O desejo Tramontina é que os parceiros sintam vontade replicar esse projeto em suas lojas , este foi o briefing brilhantemente construído pela consultoria GS&MD.

Hoje o faturamento se divide:

  • 60% utilidades doméstica ( talheres, panelas, baixelas e itens de cutelaria )
  • 30% ferramentas , materiais elétricos , equipamentos para jardinagem.
  • 10% linha design, formada por produtos mais sofisticados da Linha Tramontina Design Collection e mobiliário ( mesas , cadeiras e acessórios ), pias, cubas, coifas e cooktops.

A idéia da fachada nasceu na primeira visita de imersão às unidades fabris , no momento em que me deparei com uma tampa de panela em aço inox polido com 28cm , pensei : “Aí está a linha criativa da fachada! “e foram 585 tampas aplicadas na fachada sobre fundo de alumínio composto na cor azul royal , este efeito de redundância direcionou toda linha gráfica e sensorial da loja onde dirigimos a papelaria , uniformes , aromas , trilha sonora , comunicação institucional , sazonal , orientativa e promocional , etc.

Por ser um edifício novo implantado na frente do CasaShopping , a Tramontina fica em destaque para quem passa pela Avenida Ayrton Senna , na fachada utilizamos complementarmente o alumínio composto na cor preto brilhante que estabelece um link com a linha Tramontina Design Collection ( linha Premium Design ) e luminosos com letras caixas em acrílico e LED em seu interior , dando extrema visibilidade à marca durante o dia e noite.

Na fachada para a Avenida Ayrton Senna , implantamos gigantografias orientativas referentes aos mundos Tramontina que o cliente irá encontrar dentro da loja : Festejar, Tramontina Design Collection ( linha Premium Design ), Equipar, Servir, Preparar e Cortar.

Na interligação da loja com o shopping implantamos um mega lounge com mobiliário Tramontina , para realização de eventos outdoor ( porém protegidos pelo imenso pergolado) .
Ao entrar na loja o cliente percebe vitrines suspensas onde os mundos recebem destaque com peças de lançamento como em uma joalheria.

O Sistema de exposição modular é composto por painéis de exposição de sortimento e pontos focais de valorização e cross merchandising , que receberam vídeo wall em seu topo para emular as aspirações de cada mundo.

O primeiro mundo a ser visitado é o Festejar , onde as celebrações de churrasco e pizza  ganham um storytelling todo especial , prazer de festejar com a família e amigos é o mote deste mundo.
O segundo mundo é o Tramontina Design Collection , onde os amantes do design encontram seu playground , são coleções esmeradas e elaboradas com os conceitos mais inovadores de design minimalista da atualidade , existem linhas com elementos Svarovski. Os expositores são retroiluminados para valorizar ainda mais os atributos dos produtos.

O terceiro mundo é o Servir , uma mesa posta foi produzida para emular as coordenações das soluções e cristalizar a arte de receber bem.

O quarto mundo é o Cortar , talvez o mais conhecido do grande público , mas com muitos itens novos que encantam o cliente pela forma de exposição e diversidade de soluções com expositores especiais.

O quinto mundo é o Preparar , no ponto focal foi ambientado um corner de uma cozinha design com soluções integradas do mundo Equipar , para já estabelecer um convite para que o cliente visite o mezanino , utilizando uma plataforma elevatória para clientes com necessidades especiais, estrategicamente implantada no centro da loja e que permite uma visão panorâmica da loja.

O pé direito elevado permitiu a implantação de duas palmeiras que além de criar o efeito praça e humanizar a loja , auxilia a cliente focar sua atenção para a copa e assim perceber o sexto mundo Equipar que fica no Mezanino , este espaço foi concebido para ser espaço multi uso onde além do cliente conhecer as soluções Tramontina , poderemos realizar eventos para arquitetos e decoradores que têm seus escritórios na área corporativa do CasaShopping, e encontrarão um atendimento diferenciado da equipe de consultoras formadas para auxiliá-los a encontrar as soluções mais inovadoras para seus projetos e se preferirem podem utilizar o lounge para conversas mais descontraídas e encantar seus clientes.

O sistema de equipamentos expositores é totalmente modular e permite a mudanças e adequações do merchandising de forma rápida e simples.

No forro utilizamos teto técnico metálico com pintura grafite tramado 1x1m , permitindo que a sinalização seja pendurada de forma fácil e rápida.

Para este projeto desenvolvemos um  luminotécnico especial , através do uso de vigas e pendurais de aço inox  , onde foram aplicados trilhos eletrificados na base conectados a luminárias com lâmpadas de vapor metálico alto rendimento das por conta dos excelentes refletores embutidos com uma optica diferenciada e a facilidade de ajuste e regulagem para direcionamento para os produtos.

A construção do DNA auditivo mereceu uma atenção especial , projetamos canais especiais para o pé direito elevado , pé direito baixo sob o mezanino , área dos caixas , mezanino e estoque , desta forma quando o cliente caminha pela loja ele desfruta de uma experiência auditiva diferenciada , mesma qualidade em todos os espaços sem distorções e alta fidelidade , para isso foram instalados 6 subwoofers ativos e sonofletores focados e difusos prologando os momentos agradáveis dentro da loja.

Para a construção do DNA olfativo desenvolvemos um aroma especial a base de limone , fresco , urbano e atual que é aspergido no sistema dde ar condicionado da loja criando um aroma envolvente e tranquilizante.

O caixa retroiluminado se destaca no fundo da loja e possue acessibilidade total preparado para atender clientes com necessidades especiais e  possue um sistema de unifila com vascas onde centenas de produtos para compra por impulso são expostos e no fundo do caixa uma galeria com nichos iluminados com LED temos os produtos icônicos da marca.

Ao lado do caixa implantamos um history lounge onde a cliente pode vivenciar os 102 anos da história da Tramontina , com peças históricas.

Para encantar e celebrar os bons momentos da vida criamos área de lista de presentes onde a cliente pode contar com o auxílio de especialistas para compor as melhores soluções Tramontina.

Fica aqui o convite para você ver , ouvir , saborear , tocar , enfim vivenciar e se deliciar com o Mundo da Tramontina.

Julio Takano
Kawahara | Takano soluções para varejo