ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO

CONSTRUÇÃO E REFORMA DE LOJAS DE SHOPPING – O ORÇAMENTO EFICIENTE FIDELIZA O CLIENTE

21 jun 2016

Neste artigo, Felipe Magrini, diretor da FAST GERENCIADORA e CONSTRUTORA, explica a importância da transparência na realização do orçamento e como a construtora deve lidar com imprevistos

Qualidade na prestação do serviço, rapidez para cumprir os prazos combinados… Todos esses pontos positivos na construção de uma loja de shopping podem ficar em segundo plano na percepção do cliente, se acontecerem problemas relacionados ao orçamento da obra.

Assim que decide abrir uma loja, o empresário deve montar um plano de negócios, prevendo as despesas e receitas, para apurar o lucro e o tempo necessário para o retorno do investimento. Uma das primeiríssimas despesas que ele deve considerar é justamente a execução da obra. Se houver divergência de valores já nesse primeiro passo do empreendimento, todo o plano de negócios será prejudicado.

O orçamento eficiente é aquele que menos dá espaço a essa divergência de valores. Porque é transparente, abrangente e contempla todas as necessidades da construção ou reforma. Ninguém quer descobrir, no fim do processo, que houve um acréscimo no valor da obra. Com um orçamento eficiente, o empresário não tem surpresas – e a construtora conquista um cliente fiel.

TRANSPARÊNCIA E RELACIONAMENTO

A transparência passa por conscientizar o cliente de que o orçamento precisa contemplar as exigências e normas técnicas da ABNT, as exigências dos projetos (arquitetura e complementares) e, não menos importante, as exigências da administração do shopping center em questão – e que poderão ser repassadas ao custo final (depende de contrato entre shopping e locatário). Por exemplo, a troca do cabo de alimentação da loja, ou a instalação de medidores de energia – ou mesmo a inclusão de outra tecnologia que o shopping use como padrão, mas aquele espaço comercial ainda não tenha a infraestrutura necessária de acordo com a modernização das operações
O bom relacionamento entre construtora e shopping vale também para o alinhamento de expectativas. Às vezes, o empresário tem pressa em receber o orçamento – o que é natural, já que seu plano de negócios precisa dessa informação. E, no entanto, os projetos ainda não foram totalmente aprovados pela administração do shopping center.

LIDANDO COM IMPREVISTOS

Esse bom relacionamento, pautado pela transparência, é importante também quando surgem imprevistos. Um exemplo recorrente é quando a loja primeiro tem de ser demolida para que se inicie o novo projeto e, ao longo do trabalho de demolição, são encontrados elementos escondidos, que podem influenciar tanto no projeto quanto no orçamento.

Outro imprevisto que pode surgir é a falta no mercado de um determinado material contemplado no projeto. Cabe à construtora informar essa condição imediatamente e trabalhar em conjunto com o cliente e o escritório de arquitetura – para que todas as partes concordem quanto a um material substituto, que mantenha não só as características do primeiro quanto os custos envolvidos.

Um eventual aumento súbito de preço de algum material no mercado tem de ser assumido pela construtora – que precisa honrar o compromisso assumido com o cliente. Por isso mesmo, o orçamento apresentado precisa ter um prazo de validade sucinto, para evitar oscilações de preços no decorrer do período de trabalho.

Mais um imprevisto que pode surgir: o cronograma prejudicado em decorrência de terceiros. Por exemplo, caso a administração do shopping decida realizar – sem um aviso com antecedência suficiente – a manutenção elétrica da rede do shopping center, e isso resulte numa paralização das obras por até três dias. Nesse caso, construtora e lojista devem trabalhar em conjunto para negociar com o shopping novos horários para a obra. E a construtora deve rever a sequência prevista de atividades e aumentar a força de trabalho em todas as etapas para tentar recuperar os dias perdidos.

A boa construtora, verdadeira parceira de seu cliente, é aquela que se antecipa ao que pode ocorrer ao longo do período de execução da obra, sabendo lidar com os imprevistos para que o cronograma inicial – e o orçamento combinado – não sejam prejudicados.

Caso o imprevisto seja de uma dimensão tamanha que, apesar de todos os esforços da construtora, acabará tendo uma influência negativa no que foi planejado, é importante que isso seja informado com antecedência ao seu cliente, para evitar eventuais penalidades e todos chegarem a um novo caminho a ser seguido. Daí também a importância da qualidade do gerenciamento da obra, que permite analisar o impacto que o imprevisto terá no orçamento e no cronograma.

FELIPE MAGRINI é diretor de obras e orçamentos da FAST GERENCIADORA e CONSTRUTORA.

Este artigo pode ser reproduzido sem prévia autorização desde que os créditos de autoria sejam mantidos.

SOBRE A FAST

Fundada em 2010 em São Paulo, a FAST GERENCIADORA e CONSTRUTORA é especializada na construção de lojas de shopping centers e outras obras rápidas.
A empresa tem como clientes grandes marcas presentes nos maiores e mais sofisticados centros comerciais do País, como Nike, Lacoste, Lupo, Boticário, Kopenhagen, Havaianas, Hering, Diesel, Vivara, Cecília Dale, Oi, Saraiva e Arezzo, entre outras.